segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Visita à maternidade

Vamos tirar um pouco o pó daqui?
Então gente, até tive novidades nesse meio tempo, mas a correria não permitia vir aqui postar. Nada relacionado a gravidez na verdade, a correria é no trabalho mesmo, já que tenho que deixar tudo bonitinho para poder sair de licença no começo do ano. Então estou aproveitando que deu uma aliviada pra vir aqui dar uma atualizada.

Semana passada fui fazer uma visita à maternidade onde pretendo ter o bebê. Mas antes de falar da visita, vou explicar um pouco como foi o processo de escolha do local.


Escolhendo a maternidade

O primeiro passo foi consultar no site do plano de saúde, quais maternidades são cobertas e ver o endereço de cada uma. Meu plano de saúde é pago pela empresa, não é um dos melhores, mas está longe de ser um dos piores, então vi que as principais maternidades da cidade estão cobertas. Então peguei a listinha das maternidades:

  • Beneficência Portuguesa
  • Santa Joana
  • Samaritano
  • São Luiz Itaim
  • São Luiz Anália Franco
  • Nipo Brasileiro
  • Pro Matre
O próximo passo foi verificar a localização de cada um desses, pois teria que ser o que fosse de mais fácil acesso tanto de casa quanto do trabalho (afinal de contas, vai que eu entro em trabalho de parto antes do tempo?).

Outra coisa que conferi foram indicações de pessoas que já tiveram seus partos nos hospitais listados, para saber como foi a experiência. Afinal de contas, nada melhor do que saber as coisas de quem já vivenciou as coisas.

Por fim, teria que ver em quais as maternidades a GO atende. Isso na verdade deveria ser uma das primeiras coisas a serem verificadas, mas como eu estava disposta a ter meu parto com a equipe de plantonistas do hospital, não foi tão decisivo para mim...

Então, por todos esses pontos, escolhi o São Luiz Itaim.


Conhecendo a maternidade

Através do site do hospital, peguei os contatos para agendar a visita à maternidade. A ideia é basicamente conhecer as instalações do hospital e quais serviços são oferecidos. Bem como entender como é a dinâmica da internação por lá.

A visita foi super rápida... coisa de 30 minutos... mas mesmo assim recebi várias informações interessantes. A começar com um check list de quais documentos preciso levar no dia. O ideal é já deixar uma pastinha preparada com todos os documentos para levar junto na maternidade e assim agilizar o processo de internação.

Outra coisa que eles passaram foi a lista de enxoval para levar. Explicaram também quais materiais eles fornecem (por exemplo, fraldas e material de higiene para o bebê) e quais a gente tem que levar (quantas mudas de roupas, quais materiais de higiene pessoal, etc).

Deram também dicas do que verificar com o plano de saúde e do que conferir nos estacionamentos próximos para não sair tão cara a estadia do carro da família.

Além disso, recebi alguns voucher de desconto para fazer o curso preparatório de pais, oferecido pelo hospital. Achei bem legal a ideia de fazer o curso, já que sou mamãe de primeira viagem, mas os detalhes desse curso deixo para um próximo post.

3 comentários:

  1. Conte-nos tudooo rsrsrs
    essas escolhas sao muito importantes

    ResponderExcluir
  2. Francine,
    Acho que vc fez uma ótima escolha. Eu tive meu filho no S Luiz Itaim. Super indico.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Os cursos são ótimos, nos deixam bem mais seguras!

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir